Produto adicionado com sucessoEstoque insuficiente
Seja bem vindo(a), ! Seja bem vindo(a), Visitante!
Galeria
Lista
Mostrando 186 Produtos em 13 páginas
Mostrando 186 Produtos em 13 páginas

As vitaminas são compostos não sintetizados pelo organismo, mas fundamentais para o bom funcionamento dele. São responsáveis por processos bioquímicos no corpo, como a metabolização de proteínas, carboidratos, lipídios e minerais.

Esses compostos são encontrados em diversos alimentos e devem ser consumidos diariamente. Se necessário, pode ser feita a suplementação alimentar também, pois a falta deles pode acarretar em muitas doenças.

Quais os benefícios das vitaminas?

O consumo diário de alimentos ricos nesses nutrientes ajuda a regular hormônios e enzimas, o funcionamento do cérebro, entre tantos outros benefícios. Veja alguns deles a seguir:

  • fornecem energia ao nosso organismo;

  • melhoram a aparência da pele e das mucosas;

  • têm papel fundamental no rejuvenescimento;

  • auxiliam na prevenção e na cura de doenças e infecções;

  • combatem o estresse;

  • funcionam como antibiótico natural.

Quais são as principais vitaminas?

Há dois grupos divididos de acordo com a substância em que se dissolvem:

  • lipossolúveis: vitaminas que se dissolvem em gorduras absorvidas pelo intestino com a ajuda do fígado. Por essa razão, podem ser armazenadas. Exemplos desse tipo: A, E, K e D;

  • hidrossolúveis: solúveis em água e absorvidas rapidamente pelo intestino e excretadas. Não podem ser armazenadas. Fazem parte desse grupo a vitamina C e as do complexo B.

Vitamina A

É um importante antioxidante para combater os radicais livres, que provocam o envelhecimento celular. Além de fortalecer o sistema imunológico e a formação de ossos.

vitamina A pode ser encontrada em alimentos de cor amarela e laranja, como cenoura, laranja e mamão, nas folhas verde-escuras, como couve e brócolisno leite, gema de ovo e carne de fígado.

Vitaminas do complexo B

Esse grupo é fundamental para ter pele, unhas e cabelos saudáveis. As vitaminas do tipo B são importantes para o metabolismo celular, pois ajudam o corpo a transformar carboidratos, gorduras e proteínas em energia. Também são responsáveis pela manutenção da saúde emocional e mental.

Fazem parte do grupo as vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12. Elas estão presentes em carnes, castanhas, feijões, leite, ovos e vegetais escuros, como couve e espinafre.  

Vitamina C

Essa é uma velha conhecida de todos nós, principalmente quando pensamos em uma forma de combater um resfriado. Afinal, quem nunca usou aquelas pastilhas efervescentes? Esse composto é importante para a manutenção do tecido conjuntivo, o fortalecimento do sistema imunológico, a absorção de ferro e a prevenção de gripe e infecções.

É encontrada nas frutas cítricas, como laranja, limão, acerola, tangerina, kiwi, em vegetais, como pimentão verde e couve, no alho e na cebola.

Vitamina D

Esse tipo de vitamina atua na produção de insulina — hormônio responsável por metabolizar a glicose no sangue —, na manutenção do sistema imunológico, no auxílio da absorção de nutrientes e na regulação de cálcio nos ossos.

Além da exposição ao sol, a vitamina D pode ser obtida pela ingestão de ovos, peixe, como atum e salmão, cogumelos, leite e derivados.

Vitamina E

Também conhecida como tocoferol, tem importante papel antioxidante, de prevenção de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. É um composto essencial para o fortalecimento dos sistemas muscular, reprodutor e imunológico.

Encontramos a vitamina E nos óleos vegetais, como o azeite, nas castanhas, em frutas, como o abacate, na aveia, na batata-doce e nos vegetais verde-escuros.

Vitamina K

Atua na formação de 13 proteínas fundamentais para a coagulação sanguínea e para a construção dos nossos ossos. Seu consumo se dá por meio de tomate, em tubérculos, como a batata, em ovos, na carne de fígado, no leite e derivados e em hortaliças verdes.

O que acontece se o corpo ficar sem vitaminas?

Nosso corpo nos dá diversos sinais quando não ingerimos quantidade suficiente de vitaminas. Sem elas, podem ocorrer doenças e deficiências como:

  • problemas renais;

  • dificuldades para enxergar;

  • osteoporose;

  • esterilidade masculina;

  • inflamações;

  • anemia;

  • insônia.

Para evitar o aparecimento de doenças e problemas como esses, inclua a ingestão de alimentos naturais e saudáveis na sua rotina. No entanto, em alguns casos, crianças, grávidas e doentes podem precisar da ajuda de suplementação. Se for o caso, sempre se baseie em recomendações médicas para a dosagem ideal de vitaminas.

 

Produtos visitados