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Se você faz academia, certamente já deve ter ouvido algum professor de educação física, personal trainer ou nutricionista falando sobre suplementos. Mas, você sabe qual é a função dessas substâncias? Hoje, vamos esclarecer as suas dúvidas sobre uma delas: para que serve a creatina?

Separamos as informações mais importantes sobre esse suplemento, para que você entenda a sua função, como ele atua no organismo e quais os benefícios de utilizá-lo.

Acompanhe!

O que é a creatina?

A creatina, ou ácido metil guanidinoacético, é uma amina produzida pelo corpo a partir de três aminoácidos: arginina, glicina e metionina. Essa substância também pode ser obtida por meio da alimentação e está presente em carnes vermelhas, de aves e peixes.

Atualmente, a suplementação com creatina costuma ser muito realizada por pessoas que fazem exercícios físicos ou que praticam esportes, pois esse produto tem quantidades bem mais concentradas dessa substância.

Como ela atua no corpo?

O aumento da capacidade do corpo em produzir energia define para que serve a creatina. Como mecanismo de ação, essa substância auxilia na reciclagem de ATP (trifosfato de adenosina), molécula que fornece energia aos processos celulares.

Dessa forma, a capacidade de realizar atividades físicas, especialmente as de alta intensidade, é aumentada, assim como o nível dos resultados obtidos, em que os músculos ficam muito mais fortes e desenvolvidos.

Quais são os benefícios do uso da creatina?

Eleva a intensidade dos treinos

Com o uso do suplemento de creatina, você consegue manter um alto nível de intensidade na prática de uma atividade física por muito mais tempo. E, como alta intensidade é sinônimo de hipertrofia muscular, os resultados obtidos serão tão bons quanto os treinos.  

Isso se deve ao fato de a creatina prevenir a fadiga muscular por falta de energia. Assim, essas estruturas continuam a desempenhar contrações satisfatórias para a prática de um exercício.

Otimiza a contração muscular

Por aumentar a quantidade de ATP nas células, a creatina garante uma maior carga de energia disponível para dar continuidade às contrações musculares.

Auxilia na recuperação dos músculos

Além de aumentar a sua energia para a prática de atividades físicas, a creatina também contribui para diminuir os focos de inflamação durante o pós-treino. Assim, os danos às células são reduzidos consideravelmente, o que ajuda na recuperação e recomposição das fibras musculares.

Ademais, o intervalo entre os treinos pode ser reduzido, visto que o seu corpo estará recuperado e pronto para mais uma carga de exercícios muito mais rapidamente.

Aumenta a taxa de metabolismo

Para aqueles que, além de ganhar músculos, também têm o desejo de perder gordura, associar o uso da creatina a atividades aeróbicas intensas é o ideal.

Como esses exercícios demandam grandes quantidades de ATP, ao disponibilizar maior quantidade dessa molécula no organismo por meio da creatina, eles podem ser feitos com plenitude, sem fadiga e de forma a contribuir para elevar o seu metabolismo.

E não se esqueça: para obter bons resultados, é indispensável procurar um médico ou nutricionista para receber toda a orientação necessária para o uso correto desse suplemento.

E aí, gostou de descobrir para que serve a creatina? Contar com esse suplemento no seu dia a dia é uma garantia de que seus treinos serão satisfatórios e produzirão os resultados tão esperados.

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